• Álbum iminente dos Rammstein desperta fenómeno «Fake Music»

Notícias

Álbum iminente dos Rammstein desperta fenómeno «Fake Music»

Músicas falsas, atribuídas aos Rammstein, propagam-se pela Internet com cada vez mais intensidade e veracidade aparente. Enorme expetativa leva fãs a alimentarem falsas esperanças.

Praticamente uma década desde o último disco de originais (“Liebe ist für alle da”, outubro 2009), os fãs de Rammstein anseiam por uma oportunidade para escutar material inédito da banda. Aliado a isso, uma comunicação ineficiente por parte do management, que se dedica mais à venda de merchandising do que à divulgação de novos factos musicais, abre caminho a um crescendo de material falso pela Internet, cada vez mais elaborado e convincente.

O último exemplo chama-se Hare Krishna. Uma suposta canção dos Rammstein, baseada num poema real do mais recente livro de Till Lindemann (“In stillen Nächten”). Ao longo de meses o engodo não teve contraditório, mesmo com a propositada fraca qualidade a nível de som. Um verso retirado do poema original (cantado por uma voz semelhante à de Till Lindemann) e uma guitarra com afinação ao estilo de Rammstein mantiveram aceso o interesse dos fãs.

Mas tudo aparenta ter sido uma jogada premeditada de um músico russo, ATOW, cujo histórico discográfico evidencia uma forte inspiração em Rammstein. O tema “Hare Krishna” de ATOW foi lançado nos seus canais digitais a 8 de Fevereiro, já com a letra em inglês nesta versão final.

Entretanto, enquanto não são reveladas mais informações oficiais sobre o próximo disco dos Rammstein, que tem lançamento previsto para abril de 2019, deixamos aqui mais alguns títulos de outras músicas falsas que circulam na Internet: